Cidade

Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que desceram o vale do Canaã no século XIX, entre 1837 e 1880, fundando um povoado às margens do Rio Santa Maria e Rio Doce. Devido a aspectos da sua cultura, celebraram o nome do povoado de São Roque, santo protetor das doenças. Em 1883 criaram um oratório, onde se encontra erguida hoje, a Igreja Matriz. A paróquia, no entanto, somente foi criada oficialmente no dia 16 de agosto de 1953.

Depois de muita luta e já com a imigração alemã, desenvolveu o comércio agrícola e pequenas indústrias. Durante 120 anos era distrito de Santa Teresa, colaborando para o crescimento de toda a região Central-Serrana do Espírito Santo. Em 1995, desmembrou-se do município de Santa Teresa.

A cidade limita-se ao norte com Colatina, ao sul com Santa Teresa, a leste com João Neiva e a oeste com Itaguaçu. É cortado pelos rios Santa Maria do Rio Doce - que corta Santa Teresa, São Roque do Canaã e deságua em Colatina no Rio Doce - Rio Santa Júlia - Mutum e seus afluentes. Esses rios, sendo de montanhas formam diversas cachoeiras, merecendo destaque a Cachoeira do Dada e a do Melotti, entre outras.

Datas:

02 de dezembro de 1982: através da lei estadual nº 137/81, o povoado de São Roque passa a ser distrito de Santa Tereza.

25 de junho de 1995: é feita a consulta plebiscitária conforme determina o Decreto Legislativo nº 02/95.

15 de dezembro de 1995: através da lei estadual nº 5147, publicada no Diário Oficial de 18 de dezembro de 1995, é criado então, o município de São Roque do Canaã.

Aspectos geográficos

Alguns dos aspectos geográficos de São Roque do Canaã: Pedreira de São Bento, Cachoeira do Dada e do Melotti, São Pedro e outras, além de possuir várias grutas.

Aspecto sociocultural

Os moradores de São Roque do Canaã são tipicamente motivados pela fé e pelas tradições cristãs. Durante quase 30 anos, na praça da Igreja Matriz de São Roque, já foram realizados espetáculos de Teatro Popular Sacro denominados vida, paixão e morte de Jesus Cristo.

Atividade econômica

A principal atividade econômica do município é a agricultura com o cultivo do café, produzido em grande escala e base da economia, de hortifrutigranjeiros e o cultivo de cana-de-açúcar, matéria prima necessária à fabricação de aguardente e destinada a produção de cachaça, produzida em 31 alambiques, que formam a "Rota da Cachaça" na comunidade de São Dalmácio. Na pecuária, destaque para a bovicultura. A economia é constituída ainda pelas indústrias de olaria, cerâmicas e esquadrias em madeira, que empregam milhares de pessoas. Há ainda pequenas fábricas de produtos caseiros, confecções e oficinas diversas.

Situado na microrregião Serrana Colonial Espírito Santense, ocupa uma faixa territorial de 342 km². Até 2010 de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) São Roque tinha uma população de 11.287 habitantes, sendo 5.695 homens e 5.592 mulheres. Desse total, 5.597 vivem na zona urbana e 5.690 na zona rural.

O município é constituído de três distritos: São Roque do Canaã, Santa Julia e São Jacinto. Localiza-se a uma latitude 19º44'20" sul e uma longitude 40º39'25" oeste, estando a uma altitude de 120 metros.

São Roque do Canaã também é um dos municípios que faz parte da Rota Caminhos dos Imigrantes, juntamente com Cariacica, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. São vários quilômetros de belezas naturais. Essa Rota proporciona diversão e uma aula de cultura para quem procura conhecer um pouco de suas raízes, ou, até mesmo, quer aprender mais sobre o Espírito Santo.

Curiosidade

O nome São Roque do Canaã foi adotado em homenagem ao Vale do Canaã e, para diferenciar-se de outras cidades que possuem o nome de São Roque. Pela lei municipal nº 016/97, o dia 16 de agosto ficou instituído como feriado municipal do dia do Padroeiro São Roque.

A data magna do município é 25 de junho.

Gentílico

São-Roquense

Distância

Vitória: 120 km

Fundão: 52 km

Colatina: 30 km

Santa Teresa: 28 km

Altitude

A altitude do município varia de 80m nas partes mais baixas e 1.143m nas partes mais elevadas.

Meio Ambiente

Ocupando uma area de 328Km², num relevo caracterizado por montanhas e vales onde destaca-se inúmeras pedreiras ladeadas pela Mata Atlântica.

Temperatura

O clima é quente e tropical, especialmente nos meses de setembro a maio. Média anual de 23º C.

 

   
 
Of late one can find replicas of all famous Tag Heuer watches and these replica watches uk are crafted so carefully that one just cannot make out any difference between them and the replica watches sale. One has to give credit to the persons who are manufacturing these watches because the quality of these replica watches sale. It is extremely tough to distinguish between them and the original ones. In fact there are many persons who do know about replica watches uk and they too have not been able to tell if the watch is a Tag Heuer replica or a true one. Back in the good old days, people did not bother too much about the rolex replica they used to wear. Things have changed a lot and the new replica watches sale wants to show off their watches.
Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free nike blazer