sexta, 19 de abril de 2024

Prefeitura realiza ações no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

Durante todo o mês de maio, os serviços que compõem a Secretaria de Assistência Social, em especial, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),  estão realizando diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.
A Campanha de ‘18 de Maio - Faça Bonito’ é realizada anualmente, sendo uma conquista Nacional que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Como forma de divulgação da campanha, foram afixados cartazes e decorados os locais públicos com as cores da campanha. E, durante a manhã de hoje, foram entregues para munícipes e deixadas em comércios as cartilhas da campanha, contendo orientações e canais de denúncia.
Para a Secretária de Assistência Social, Nete Schineider, a importância da campanha é alertar toda a população. “Essa data da campanha do 18 de Maio é de suma importância para a nossa sociedade. A infância e adolescência pedem socorro, ainda mais neste momento de pandemia, pois podem estar acontecendo muitas violações de direitos às nossas crianças e aos nossos adolescentes, e devemos orientar e alertar para que todos fiquem atentos e denunciem se souberem ou suspeitarem de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou a secretária.
As ações seguem até o final deste mês.

Publicado em quarta-feira, 19 de maio de 2021