algumas nuvens
quinta, 25 de abril de 2024

Prefeitura realiza emissão da Carteira do Idoso.

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem informar sobre os novos procedimentos a serem adotados para a emissão da Carteira do Idoso. Após determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A Carteira do Idoso é um importante documento que garante à todo cidadão, com mais de 60 anos, benefícios como, acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais.
A Assistência Social se adequou aos novos procedimentos estabelecidos. É a meta da gestão do Prefeito Marcos Guerra, facilitar a vida dos idosos do município de São Roque do Canaã para que eles sejam contemplados com os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.
A emissão da carteira é assegurada pela Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para adquirir o benefício, o idoso ou a idosa deve ir até os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O documento é emitido pela secretaria ou pelo próprio cidadão.

PRÉ-REQUISITO

O pré-requisito para emissão da carteira é que o idoso esteja cadastrado no “Cadastro Único”, e é válido ressaltar que só tem direito a carteira, aquele idoso acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.
O acesso à plataforma da carteira da pessoa idosa se dará por meio de conta “gov.br” que garante a identificação pessoal para acessar os serviços digitais do Governo Federal. O endereço de acesso é

Feita a solicitação, a carteira terá numeração nacional podendo ser no formato digital ou impresso.
Aquele idoso que tiver alguma dúvida ou dificuldade para emissão do documento poderá procurar o CRAS para atendimento. Caso o usuário não esteja inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal ou esteja com o Cadastro desatualizado, deverá se inscrever ou atualizá-los antes do requerimento da carteira do Idoso, pois o número de identificação social (NIS) é obrigatório para a emissão da mesma.

Publicado em quinta-feira, 01 de julho de 2021

Atualizado em quinta-feira, 01 de julho de 2021