nuvens dispersas
sábado, 20 de abril de 2024

Comitivas de Governador Valadares (MG) e São Roque do Canaã (ES) visitam programas de fruticultura e de água e solo de Linhares.

Os representantes dos dois governos foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
Comitivas das cidades de Governador Valadares (MG) e São Roque do Canaã (ES) estiveram visitando a cidade de Linhares nesta quinta-feira (20). O objetivo foi conhecer as experiências exitosas dos programas municipais de Fruticultura e de Conservação de Água e Solo.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot recebeu o secretário de Agricultura da cidade de Governador Valadares, Ivan Fialho, acompanhado do empresário linharense Erli Ropke, o Coordenador Desenvolvimento Industrial e Econômico de São Roque do Canaã, Miguel Ângelo, o subsecretário de Meio Ambiente da São Roque, Gerson de Freitas Júnior, o assistente técnico Jhonatan de Oliveira Reckel, e o representante do Incaper de São Roque, Arestides Otaviano de Oliveira Júnior.
O intuito da visita do representante mineiro foi o de conhecer mais detalhes sobre a concepção e a execução do Programa Municipal de Fruticultura; e o da comitiva da cidade do sul do estado foi o de conhecer os procedimentos para a construção de barragem dentro do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo com foco no modelo do processo de seleção de projetos para reserva de água.
Segundo Ivan Fialho, a visita técnica foi mais um passo importante, visando implementar um trabalho semelhante na cidade mineira. “Podemos conhecer de perto o polo de fruticultura de Linhares e levar muitas lições para Governador Valadares, entre elas a que precisamos valorizar nossos produtos e torná-los únicos e atrativos. Agora precisamos de foco para fazermos as vocações locais se consolidarem em oportunidades”, afirmou.
Segundo Miguel Ângelo, todos ficaram muito impressionados com a quantidade de barragens e caixas secas construídas e com as propriedades visitadas, considerando a possibilidade de implementação de ações voltadas à reservação hídrica nas propriedades rurais de São Roque do Canaã. “São ações que irão ajudar, transformar, agregar e valorizar os agricultures familiares e garantir uma nova visão de futuro à reservação hídrica do município”, destacou.
Franco Fiorot ressaltou que as visitas demonstram o êxito das ações desenvolvidas pelo Município e que as experiências linharenses podem ajudar a ampliar o setor para ser cada vez mais forte dentro e fora do Estado. “Essa vitrine que Linhares pôde proporcionar, talvez seja o maior ativo que a gente tem aqui. Investir em ações inovadoras é uma iniciativa muito importante e estratégica que começamos a construir no início de 2017. Hoje, o Município pode ser considerado um polo de difusão de boas práticas”, afirmou.

Publicado em sexta-feira, 21 de maio de 2021