19.21º
algumas nuvens
sábado, 27 de abril de 2024

Aspectos Geográficos

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DE SÃO ROQUE DO CANAÃ

 

São Roque do Canaã é um município brasileiro do estado do Espírito Santo e está localizado a uma latitude 19º44'20" sul e a uma longitude 40º39'25" oeste. Privilegiado por possuir belíssimas paisagens naturais e agrícolas, São Roque do Canaã tem seu território localizado a uma altitude que varia de 30 a 120 metros.

 A população sãoroquense é composta por uma intensa miscigenação de povos europeus, negros e indígenas e possui um quantitativo estimado de 12.579 habitantes.

Com uma área de 342,54 km² e tendo como principal fonte de renda o café, gado, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros, tomate, goiaba, banana e também as cerâmicas e alambiques, São Roque de Canaã se destaca no cenário regional, estadual e até nacional como um pequeno município promissor que eleva seu nome graças a tudo o que produz e representa.

  • Área do Município: 342,54 Km²
  • Temperatura média anual de 22,2 graus Celsius, variando entre 16,9° e 29,0°.
  • Clima quente e úmido no verão e seco no inverno.
  • Altitude da Sede: 120m
  • Principais atividade econômicas: cafeicultura, cachaça, cerâmica (telhas, tijolos etc) e esquadrias de madeira
  • Latitude - 19°44' 23" S 
  • Longitude - 40° 39' 24'' w

 HIDROGRAFIA

 O município possui quatro bacias hidrográficas principais, sendo que duas delas possuem nascentes dentro do seu território:

Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce – rio que nasce no município de Santa Teresa e tem os seguintes afluentes: Santa Júlia (na divisa com Colatina), Rio Mutum ou Boapaba (fora do município), Córrego São Bento, Córrego São Dalmácio, Córrego Picadão de São Roque, Córrego São Sebastião, Córrego São Pedro, Córrego Santa Rosa e outros. b)

Bacia Hidrográfica do Rio Santa Júlia – recebe os seguintes afluentes: Córrego Jacutinga, Córrego Palmital, Córrego Misterioso (este recebe o Córrego Alto Misterioso), Córrego Seco, Córrego Tancredo (este recebe o Córrego Alto Tancredo e o Córrego Tancredinho) e outros. c)

Bacia Hidrográfica do Rio Mutum ou Boapaba – recebe os seguintes afluentes: Córrego São Jacinto, Córrego Cachoeira do Mutum, Córrego Picadão do Mutum (na divisa com Colatina), Córrego Sagrado, Córrego São Miguel (fora do município) e outros. d)

Bacia Hidrográfica do Rio Triunfo – bem a leste do município, nasce no município de Santa Teresa, recebe o Córrego Bonsucesso e segue para o município de JoãoNeiva e daí para o Rio Doce em Colatina.

ASPECTOS AMBIENTAIS

Devido ao relevo menos acidentado e à necessidade de energia para abastecimento das cerâmicas, o desmatamento do município foi bem acentuado, tendo hoje uma área estimada de 1.000 ha de mata nativa (cerca de 2,5 a 3% da área total), situadas principalmente nas cabeceiras dos rios Santa Júlia, Mutum e São Jacinto. A escassez de água na época seca tem gerado sérios conflitos de vizinhança, necessitando da intervenção do Ministério Público através de Termo de Ajuste de Conduta – (TAC). A necessidade de recuperação de nascentes e do armazenamento de água é uma prioridade a ser altamente considerada.

- Distritos e principais comunidades Está distribuída em três distritos: Santa Júlia, São Jacinto e São Roque do Canaã (Sede).

Fontes: IDAF, São Roque do Canaã  em Mapas

 

 

                                                                                

 

 

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Lourenço Roldi, nº 88 - Bairro São Roquinho - CEP: 29665000

Atendimento Público:
Segunda a sexta-feira de 07h00 às 11h00 e 12h30 às 16h30
Telefone:
(27) 3729-1300

E-mail:
ouvidoria@saoroquedocanaa.es.gov.br