A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Roque do Canaã foi criada pela Lei nº 1.045 de 08 de setembro de 2022 com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade, seguindo as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC.
As atribuições básicas da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC compreendem:
I - coordenar as ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC no âmbito local, em articulação com a União e os Estados;
II - incentivar a incorporação de ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal;
III - identificar e mapear as áreas de risco de desastres;
IV - promover a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas;
V - propor ao Chefe do Executivo Municipal a decretação de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP);
VI - apoiar os órgãos competentes e integrantes do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil na instalação de abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre;
VII - manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastre;
VIII - mobilizar e capacitar os radioamadores para atuação na ocorrência de desastre;
IX - realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil;
X - promover a coleta, a distribuição e o controle de suprimentos em situações de desastre;
XI - proceder à avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres;
XII - manter a União e o Estado informados sobre a ocorrência de desastres e as atividades de proteção civil no Município; e
XIII - estimular a participação de entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais e associações de classe e comunitárias nas ações de Proteção e Defesa Civil e promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas.
Contato:
Telefone: (27) 996361518
E-mail: gabinete@saoroquedocanaa.es.gov.br
Endereço: Rua Lourenço Roldi, nº 88, Bairro São Roquinho - São Roque do Canaã / ES - 29.665-000
Segunda a sexta-feira de 07h30 às 11h00 e 12h00 às 16h30.
(27) 3729-1300
ouvidoria@saoroquedocanaa.es.gov.br
Rua Lourenço Roldi, nº 88 - Bairro São Roquinho - CEP: 29665000