X Conferência Municipal de Assistência Social é realizada no município.

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, a X Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com diversas instituições. Neste ano, o tema foi "Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", onde foram discutidos os eixos norteadores em torno do tema.

A Conferência ocorreu no formato presencial, respeitando todas as medidas restritivas de segurança em saúde pública no combate à pandemia. O evento ocorreu no Clube ABC e o primeiro ato da Conferência no período da manhã, foi a composição da mesa de autoridades, a qual contou com Presidente do conselho municipal de assistência social, Adriana Bolsoni Capeletti, o Vice- prefeito: Altamir Ricardo Boschetti, o Presidente da Câmara, Leonardo Casotti Peroni, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Jocineti Maria Shneider, o Subsecretário municipal de assistência social, Julio José Priori e a Palestrante convidada, Iraci Pasquina Carlini.

Na sequência, aconteceu a aprovação do regimento da Conferência, o qual conduziu todo o processo do evento, e logo após, foi realizada uma palestra com a convidada Iraci Pasquina Carlini.

No período da tarde aconteceu a formação dos grupos de trabalho, os quais foram compostos por 5 eixos. Nos quais:

Eixo I – A Proteção Social não contribuitiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo II – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo III – Controle Social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo IV – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo V – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Esse encontro é um instrumento fundamental para obter sugestões e a participação da população na construção de políticas públicas efetivas. Além de propor um balanço do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no município de São Roque do Canaã, trazendo esclarecimentos desta caminhada com a finalidade de avaliar e identificar os principais avanços e desafios, e as estratégias com vistas a fortalecer e defender o SUAS no município.

Publicado em segunda-feira, 23 de agosto de 2021