A Prefeitura de São Roque do Canaã intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e Chikungunya. Os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorrem os bairros, vistoriando as residências para eliminação de criadouros do mosquito. Eles fazem vistorias domiciliares, orientações e conscientização dos moradores em relação aos cuidados nas residências.
PROLIFERAÇÃO :
A maneira mais eficaz de combater o Aedes aegypti é a vistoria semanal nas residências para quebrar o ciclo de vida do mosquito, então tire 10 minutos da sua semana e faça uma inspeção no seu quintal e elimine os criadouros do mosquito. O período quente e úmido, que intercala as chuvas com dias de altas temperaturas, faz o Aedes se reproduzir com maior intensidade. O tempo que o mosquito leva para se desenvolver e se tornar adulto varia entre sete e dez dias, por isso, a eliminação semanal de possíveis criadouros ajuda a interromper o ciclo de vida dos mosquitos, impedindo que se tornem adultos transmissores da dengue, zika e chikungunya.
DICAS DE PREVENÇÃO AO MOSQUITO :
Mantenha a caixa d'água limpa e tampada;
Coloque areia nos vasos de plantas;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Guarde pneus sempre cobertos;
Mantenha as lixeiras bem fechadas;
Guarde as garrafas de cabeça para baixo.
SINTOMAS DA DENGUE :
Os sintomas mais comuns da dengue são dores musculares, febre, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
Se apresentar sinais e sintomas da doença, PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA PARA ATENDIMENTO.
Segunda a sexta-feira de 07h30 às 11h00 e 12h00 às 16h30.
(27) 3729-1300
ouvidoria@saoroquedocanaa.es.gov.br
Rua Lourenço Roldi, nº 88 - Bairro São Roquinho - CEP: 29665000